main |
sidebar
Postado por
Paulo Martins - RCC
às
07:30
ESTUDO SOBRE OS CRISTÃOS E A ÁGUIA – PARTE I
29 Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco. 30 Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear, 31 mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar. (Isaias 40:29-31)
Há ainda outras passagens bíblicas, como estas que nos concentraremos, as quais utilizam a figura da águia para alguma ilustração.
11 Tal qual águia vigilante sobre o ninho, adejando sobre os filhotes, ele estendeu as asas e o tomou, o transportou sobre sua plumagem. 12 Só o Senhor foi o seu guia; nenhum outro deus estava com ele. (Deuteronômio 32: 11-12)
Antes de tudo vamos estudar um pouco sobre as Àguias
Introdução:
Na
Barsa ("EncyclopaediaBritannica do Brasil Publicações Ltda., vol.1p.170)
encontramos no verbete "águia", no início do texto: " A águia se
destaca entre as demais aves de rapina pela beleza, força e majestade, qualidades que conquistaram a admiração
do homem em todas as épocas. Ao longo da história ,a imagem da águia figurou em
emblemas , divisas guerreiras, escudos, e brasões nos quais foi o símbolo de
força e dignidade.
A águia e conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em vôo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência. Ela é a ave que voa mais alto, ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros.
A estrutura óssea da águia é diferente de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar.
A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ez 1.10; Ap 4.7).
A águia é a única que enfrenta uma tempestade. As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens. Ela tem a visão mais apurada do mundo animal.
Em ( Jó 39.27-29 )está escrito:” 7 É por tua ordem que a águia levanta o vôo, e faz seu ninho nas alturas? 28 Ela habita o rochedo, e nele passa a noite, sobre a ponta rochosa e o cimo escarpado. 29 De lá espia sua presa, seus olhos penetram as distâncias.
Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa. Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância. Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais.
Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de vôo (que se chamam remígios), chegam a ter 50 cm.
As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente como se fossem dedos.
Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço. Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas.
Tanto no Antigo como no Novo Testamentos, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas.
As Escrituras são inspirações da vontade do Espirito Santo, portanto não há duvidas que Deus quer nos ensinar lições importantes através do Estudo dessa ave fenomenal.
Essa é a primeira parte do estudo sobre a ÁGUIA, dentro do contexto Cristão é claro! Iremos em breve apresentar o Estudo parte II. Aguardem! Fiquem na Paz do Senhor Jesus e Salve Maria!
Autor: Paulo Martins
Referência Bíblica: Bíblia Online Ave Maria
0 comentários:
Postar um comentário