terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estudo Bíblico sobre o Espírito Santo


        ESTUDO BÍBLICO SOBRE O ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo se apresenta como:

- Deus

- Pessoa

- Fruto

- Dom

  O Espírito Santo é Deus:


(Romanos 8: 1-5) 1 De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. 3 O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, 4 a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. 5 Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito.

(Romanos 10: 14-20) 14Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18 Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5). 19 E pergunto ainda: Acaso Israel não o compreendeu? Já Moisés lhes havia dito: Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; provocar-vos-ei a ira contra uma nação insensata (Dt 32,21). 20 E Isaías se abalança a dizer: Fui achado pelos que não me buscavam; manifestei-me aos que não perguntavam por mim (Is 65,1).

O Espírito Santo é divino, prova-se a sua divindade pelos seguintes fatos:

1)Ele é Eterno (Hebreus 9:14): 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?

2)Ele é Onipresente (Salmos 139:7-10): 7 Digo ao Senhor: Vós sois o meu Deus. Escutai, Senhor, a voz de minha súplica. 8 Senhor Deus, meu poderoso apoio! Vós protegeis minha fronte no dia do combate. 9Não atendais, Senhor, os desejos do ímpio, não deixeis que se cumpram seus desígnios. 10 Que não levantem a cabeça os que me cercam; sobre eles recaia a malícia de seus lábios.

3)Ele é Onipotente (Lucas 1:35):  35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

4)Ele é Onisciente (I Coríntios 2:10,11): 10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

As Obras do Espírito Santo

Criação (Gênesis 1:2); 2 A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

Regeneração (Atos 2:2); 2 De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.

Ressurreição (Romanos 8:11). 11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.

Os Símbolos do Espírito Santo

Fogo (Lucas 3:16); 16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.

Vento (Atos 2:2); 2 De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.

Água (João 7|:37-39); 37 No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11). 39 Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Selo (Efésios 1:13); 13 Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo...

Azeite (Zacarias 4;2-6); 2 E perguntou-me: Que vês? Vejo um candelabro todo de ouro, respondi, que tem um reservatório no alto, sete lâmpadas em redor e ainda sete bicos para as lâmpadas colocadas em cima do candelabro. 3Junto deste, duas oliveiras colocadas de um e outro lado do reservatório. 4 Perguntei de novo ao porta-voz: Meu Senhor, que coisas são estas? 5 Ele respondeu: Não sabes o que isso significa? Respondi: Não, meu Senhor. 6 Então ele explicou: Este é o oráculo do Senhor a respeito de Zorobabel: não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito (é que ele cumprirá a sua missão) - oráculo do Senhor.

Pomba (Mateus 3:16,17). 16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. 17 E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.

Os nomes do Espírito Santo

Espírito Santo (Atos 1:16); 16 Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus.

Espírito de Cristo (Romanos 8;9); 9 Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.

Espírito de Vida (Romanos 8:2). 2 A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte.

O Espírito Santo como Pessoa

O Espírito Santo é uma pessoa, ou apenas uma influência?
Muitas vezes, descreve-se o Espírito Santo de uma maneira impessoal, como o sopro que preenche, unção que unge, fogo que ilumina e aquece, água, etc... Isto faz parte das suas operações. O Espírito Santo exerce atributos de personalidade, Ele faz coisas que o mostram como uma pessoa distinta e não como poder impessoal.

 A personalidade envolve três fatores:

Conhecimento (Inteligência - Romanos 8:27); 27 E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.

Sentimentos (afeto - Efésios 4:30); 30 Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.

Vontade (I Coríntios 12:11). 11 Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.

Atividades Pessoais lhe são atribuídas

Ele Revela (II Pedro 1:21); 21 Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus.

Ele Ensina (João 14;26); 26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

Ele Clama (Gálatas 4:6); 6 A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!

Ele Intercede (Romanos 8:26); 26 Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.

Ele Diz (Apocalipse 2:7); 7 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus.

Ele Ordena (Atos 16:6,7); 6 Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia. 7 Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.

Ele Testifica (João 15:26); 6 Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

O Espírito Santo como Dom

Dom do Espírito (Atos 2:3-7); 3 Quando ele viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. 4 Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: Olha para nós. 5 Ele os olhou com atenção esperando receber deles alguma coisa. 6 Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda! 7 E tomando-o pela mão direita, levantou-o. Imediatamente os pés e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto pôs-se de pé e andava.

Dom do Espírito (Atos 10:45); 45 Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram, vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos;
Dom do Espírito (Atos 11:16-18); 16 Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo. 17 Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus? 18 Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!

Dom de Deus (Efésios 2:8); 8 Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.

Dom de Deus (Romanos 6:23). 23 Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Pela generosidade do Espírito Santo, Ele nos concede nove dons (I Coríntios 12;1-11).

1- Palavra de Sabedoria;
2- Palavra de Ciência;
3- Fé;
4- Dons de Curar;
5- Operação de Maravilhas;
6- Profecia;
7- Discernimento;
8- Variedade de línguas;
9- Interpretação de línguas.

Os dons são as manifestações da Efusão do Espirito Santo.

Classificação Geral dos Dons do Espírito Santo

1) Dons de Revelação:
Palavra de Sabedoria;
Palavra de Conhecimento;
Discernimento de Espíritos.

2) Dons de Poder:
Fé;
Dons de Curar;
Operação de Milagres.

3) Dons de Evolução:
Profecia;
Variedade de Línguas;
Interpretação de Línguas.

O Espírito Santo como Fruto

O que é o fruto do Espírito na vida do servo de Deus?
- É a reprodução do caráter de Cristo na vida do homem.

Como é produzido o fruto ?
- Através do novo nascimento, como conseqüência da  plena liberdade que damos ao Espírito Santo.

Mas, o fruto do Espírito é:

Amor - amor aqui é ágape, o que caracteriza esse amor é sacrifício (João 13:1);
Gozo – é diferente da alegria, o gozo é de dentro para fora, e a alegria é de fora para dentro (Filipenses 4:11 – I Timóteo 6:6);
Paz – na Bíblia não significa ausência de guerra, como diz o dicionário, mas significa plenitude, algo que está completo realização, no Grego Eirene;
Longanimidade - significa paciência divina;
Benignidade – significa disposição de ser bom, isso vem de dentro;
Bondade – É amor na prática;
– significa fidelidade;
Mansidão – significa saber suportar;
Temperança – significa domínio próprio, equilíbrio, moderação.

No versículo 23, diz que contra estas coisas não há lei, ou seja, não há proibição:

Gozo é o amor obedecendo;
Paz é o amor repousando;
Longanimidade é o amor sofrendo;
Benignidade é o amor em teoria;
Bondade é o amor em prática;
é o amor confiado;
Mansidão é o amor suportando;
Temperança é o amor controlando.

Autor: Paulo Martins

Referência Bíblica: Bíblia Online Ave Maria

0 comentários:

Postar um comentário